Energia Eólica
A energia eólica é a energia que provem do vento, é captada pelos aerogeradores para a produção de energia eléctrica ou mecânica. Já é usada desde os séculos XVII e XVIII a.C.
Conversão em energia mecânica:
Desde a antiguidade que a energia eólica tem sido aproveitada para mover os barcos à vela e também é usada nos moinhos. Nestes, a energia do vento é transformada em energia mecânica para moer os grãos ou para bombear água. Nos casos dados a energia eólica é transformada em energia mecânica.
Conversão em energia eléctrica:
Um aerogerador é um dispositivo que aproveita a energia eólica e a converte em energia eléctrica. Estes têm grandes turbinas com a forma de um cata-vento ou moinho. O seu movimento produz energia eléctrica através de um gerador. É necessário que os aerogeradores estejam em concentrações para a energia que produzem ser mais rentável, contudo também há aerogeradores isolados que produzem energia para o uso de pouca gente.
Vantagens da Energia Eólica:
Por um lado, a energia não polui o ambiente, é amplamente distribuída globalmente e, se for usada para substituir os combustíveis fosseis, ajuda na redução do efeito de estufa. Apesar do custo da construção de cada aerogerador ser muito alto, a sua manutenção tem baixos custos e o custo com combustível não é nenhum. Este tipo de energia tanto pode ser introduzida no meio terrestre como no marinho.
Desvantagens da Energia Eólica:
No investimento nesta energia, é preciso ter em atenção diversos factores de custo, como a produção anual estimada, as taxas de juros, os custos de construção, de manutenção, de localização e os riscos de queda dos aerogeradores. As aves podem bater contra as pás dos aerogeradores e isso provocar-lhes-ia graves lesões. Para haver sempre produção de electricidade é necessário que haja sempre vento, o que não acontece.
Sem comentários:
Enviar um comentário